IMG-20170417-WA0064

UFSB terá Pontos de Coleta Voluntária de descarte de eletroeletrônicos nos campi

20 de abril de 2017   //   Por:   //   Informativo

A partir de abril, cada campus da Universidade passa a contar com​ ​três coletores​ ​para receber​ ​o descarte de equipamentos e componentes eletroeletrônicos que serão destinados para reciclagem. A iniciativa é da Coordenação de Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (Prosis) e ficará sob a responsabilidade do ECOTIME.

Os pontos de coleta receberão os resíduos da própria universidade e os descartes trazidos de casa pelos servidores e estudantes, assim como pela comunidade em geral. A empresa EcologAmbiental, de Ilhéus, irá recolher o material, fazer a desmontagem e triagem e promover a reciclagem de seus componentes. 

Com esta iniciativa, os campi da UFSB tornam-se os primeiros pontos de coleta voluntária (PCV) para eletroeletrônicos nas suas respectivas cidades, contribuindo para a logística reversa desses equipamentos. O descarte correto dos eletroeletrônicos e a reciclagem dos seus componentes é fundamental para preservar a qualidade do meio ambiente.​

A entrega de todo material recolhido ocorrerá em Itabuna. O transporte dos resíduos eletrônicos dos campi de Teixeira de Freitas e de Porto Seguro até Itabuna será feito com os veículos da UFSB.

IMG-20170417-WA0064

O que poderá ser depositado nos coletores:

Os produtos eletroeletrônicos são classificados em três linhas:
– Linha Verde: microcomputadores, notebooks, celulares, tabletes;
– Linha Marrom: TV, monitor de LED/LCD, produtos de áudio, DVD/VHS;
– Linha Azul: Batedeiras, ferro elétrico, liquidificador.

 

Não poderão ser depositados:

Equipamentos da “linha branca”: geladeira, máquina de lavar roupas ou microondas. Também NÃO podem ser descartadas pilhas alcalinas, lâmpadas fluorescentes e TV de tubo/plasma.