uma pilha de livros em cima de uma superfície branca. os livros possuem cores e tamanhos diferentes

Software Pergamum será a plataforma eletrônica para o Sistema de Difusão do Conhecimento

20 de abril de 2017   //   Por:   //   Informativo

A interface digital do Sistema de Difusão do Conhecimento será providenciada pelo software Pergamum, cuja versão de demonstração já foi instalada pela Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic). Com isso, as bibliotecas da UFSB estarão interligadas entre si e com a Rede Pergamum, formada por, aproximadamente, 216 instituições e 1.100 bibliotecas.

A instalação ocorreu no dia 16 de março, informou o diretor de Sistemas da Protic, professor Sérgio Gorender. A versão demo ficará em uso até a aquisição da licença do Pergamum, processo já em andamento. Gorender avalia que a escolha apresenta vantagens associadas à Rede Pergamum, como a possibilidade de consultar acervos diversos, facilidade de busca no catálogo institucional e de acervos por meio de qualquer dado identificador de obras, tais como autor, título, assunto, data de publicação, local, editora, coleção, série, idiomas, localização do livro e números de chamada e de registro.

A catalogação cooperativa e o compartilhamento de dados entre as bibliotecas completam a lista de funções em rede disponíveis. Uma capacitação para o uso do sistema, voltada para servidores atuantes nas bibliotecas da UFSB, está nos planos, ainda sem data definida.