IMG-20170425-WA0018

II Seminário das Águas abre portas para questão ambiental no município de Arataca

25 de abril de 2017   //   Por:   //   Notícia

“Todos pelo Rio Aliança”. Com esta temática, a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Arataca e a ONG Salvar promoveram, na última quinta-feira (20), o II Seminário das Águas.

O Seminário teve como objetivo discutir a problemática dos Recursos Hídricos, levando em consideração o abastecimento, a captação de água para irrigação e os esgotamentos sanitários.

O primeiro período do Seminário foi mediado pelo Representante do Ministério Público Estadual, Promotor Dr. Yuri Melo, e foi discutida a criação do Plano Municipal de Recursos Hídricos, bem como a inserção do município de Arataca como membro do Comitê de Bacias do Leste.

Estiveram presentes também o Presidente do Comitê de Bacias do Leste, Luciano Veiga; o Engenheiro Civil, Alfredo Melo; os vereadores Manoel, de Itabuna, e Soares, de Arataca; o Engenheiro Agrônomo da CEPLAC, Jorge Macedo, além de toda equipe da SAMAT, representantes da secretaria de educação, estudantes e comunidade em geral.

Representando a UFSB, a Coordenadora de Sustentabilidade da UFSB, Valerie Nicollier, promoveu atividades de educação ambiental com estudantes da rede municipal e estadual de ensino, falando sobre a importância dos rios e nascentes, envolvendo o público com uma palestra descontraída e criativa.

Dentre as propostas apresentadas no evento, sugeriu-se criar um plano municipal e aprovar a lei municipal de Pagamento por Serviços Ambientais-PSA, com o intuito de incentivar a preservação das nascentes.

• Foto disponibilizada pelo organizador do evento.