Gestores da Educação conhecem experiências pedagógicas da UFSB relacionadas à Educação Básica

3 de abril de 2017   //   Por:   //   Notícia

“Pedagogias do Século XXI” foi o tema da primeira atividade do “Ciclo de Palestras SEC”. Convidado para o evento, o Reitor da UFSB, Naomar de Almeida Filho, abordou sobre as experiências que estão sendo feitas na UFSB e que contribuem para o desenvolvimento da Educação Básica. Dentre as ações, ele destacou a implantação dos Colégios Universitários (CUNI) e dos Complexos Integrados de Educação (CIE), da rede estadual, que funcionam com a co-gestão da Universidade nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Itamaraju.

“Para Naomar, as ‘Pedagogias do Século XXI’ são formas variadas e que servem a distintos propósitos. Ele cita como exemplo as práticas de ensino e de aprendizagem desenvolvidas na UFSB. ‘Nós usamos muita tecnologia e todos os alunos recebem notebook para ter acesso. As aulas são em múltiplos campi, tem o que chamamos de sala de aula invertida, que é uma metodologia nova de antecipação de matérias, que na verdade aula não existe, a aula, na verdade, é pós aula. Nós usamos também a aprendizagem baseada em problemas e, também, a abordagem de projetos, que é uma conjugação de várias metodologias que dão conta das inovações. Então, o tema que a Secretaria está se interessando é justamente as inovações pedagógicas e a gente está praticando lá no sul do Estado’, destaca.”

Fonte: http://educadores.educacao.ba.gov.br/node/24496