mestrado ppgcta

UFSB lança Edital em parceria com o IFBA de seleção de ingresso para Mestrado em Ciências e Tecnologias Ambientais

16 de março de 2017   //   Por:   //   Notícia

A Universidade Federal do Sul da Bahia e o IFBA publicaram o Edital do Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA) – Mestrado Acadêmico. As inscrições ocorrem de hoje (16) ao dia 30 de março, através do link a ser divulgado no site do PPGCTA: http://www.ufsb.edu.br/ppgcta

 

O Programa

O Programa destina-se a portadores de título de nível superior, com interesse na área de Ciências Ambientais e suas tecnologias, que pretendem se capacitar em pesquisa, docência, gestão e políticas relacionadas à sustentabilidade, à conservação e à educação ambiental. O PPGCTA é organizado sob a forma de Mestrado Acadêmico e possui área de concentração em Ciências e Tecnologias Ambientais, abrangendo três linhas de pesquisa: Estudos de Sistemas Naturais; Gestão, Política e Manejo Ambiental; e Tecnologias Ambientais.

 

Vagas
Serão ofertadas, neste processo seletivo, 20 vagas em duas categorias distintas:
– Categoria ampla concorrência: 12 vagas
– Categoria cotas: 8 vagas.
A Categoria “cotas” será segmentado da seguinte maneira:
– Pessoas com Deficiência (PcD) – 1 vaga
– Candidatos/as autodeclarados/as indígenas, quilombolas, pretos/as ou pardos/as e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis), que tenham cursado ensino fundamental e médio em escolas públicas, seguindo as políticas de ações afirmativas do IFBA e da UFSB – 3 vagas
– Servidores/as (docentes e/ou técnico-administrativos/as) do IFBA e/ou da UFSB – 4 vagas

 

Processo
O processo seletivo será realizado em quatro etapas:

  • Comprovação de certificação de proficiência em língua inglesa (eliminatória);
  • Avaliação de conhecimento específico (eliminatória);
  • Análise de pré-projeto (classificatória);
  • Análise de currículo Lattes (classificatória)

 

A Comprovação de certificado de proficiência em língua estrangeira (inglês) deverá ser emitida pela Rede de Centros de Idiomas da UFSB. Para candidatos que não dispuserem da certificação, a Rede de Centros de Idiomas realizará exame para certificação, conforme Edital específico, sendo o acompanhamento e atendimento às datas desse exame de proficiência de inteira responsabilidade do candidatos nele interessado.

 

As atividades do curso serão realizadas prioritariamente nas dependências da Universidade Federal do Sul da Bahia – Câmpus Sosígenes Costa e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Câmpus Porto Seguro, podendo contar com o uso de tecnologias para ações metapresenciais.

O Resultado Final será divulgado até o dia 08 de maio. As matrículas ocorrerão ente os dias 10 e 19 de maio, com a Aula Inaugural prevista para o dia 22 do mesmo mês.

O Edital pode ser acessado em: http://www.ufsb.edu.br/selecao-2017-2/ .