Sem título

Inscrições abertas para a V Jornada de Agroecologia da Bahia

2 de março de 2017   //   Por:   //   Notícia

Estão oficialmente abertas as inscrições para a 5ª Jornada de Agroecologia da Bahia, evento organizado desde 2012 pela Teia dos Povos – coalizão de movimentos sociais do sul da Bahia – que, nesta edição, terá parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e será realizado em Porto Seguro, de 19 a 23 de abril. O tema central desta edição é Terra e Território: Natureza, Educação e Bem Viver .

A Jornada

A Jornada de Agroecologia da Bahia é o encontro anual da Teia de Agroecologia dos Povos e se constitui como um espaço de diálogo, formação, articulação política e troca de experiências entre seus diversos elos. Constroem e participam da Jornada quilombolas, indígenas, assentadas, camponesas(es), militantes, mestres(as) de tradição oral, juventude urbana, educadores, estudantes e crianças. A cada ano, o evento apresenta um novo tema, pautado na realidade e necessidade dos povos tradicionais, camponeses, periferias e coletivos que lutam pelo direito à terra e pela Agroecologia.

A Jornada busca fortalecer a criação de propostas, ações continuadas de formação política  e ampliação do conhecimento sobre Agroecologia, sementes crioulas, territorialidade para a vida, memória e identidade, organização popular e desenvolvimento da qualidade de vida daqueles que trabalham em respeito à terra. Desde a sua primeira edição, realizada em 2012, a Jornada passa por um crescimento progressivo, que ganha espaço no calendário anual da Bahia e dos movimentos que compõem a Teia em território regional, nacional e até internacional.

Inscrições

Além das inscrições individuais, foram lançadas  três convocatórias: para trabalhos científicos, relatos de atividades e oficinas. Os trabalhos científicos serão apresentados como pôsteres e a convocatória está aberta a estudantes e professores de todo o Brasil. A categoria de “relatos de atividades” destina-se preferencialmente a pessoas diretamente conectadas a experiências de implantação de projetos de agroecologia, como estudantes de cursos técnicos e tecnológicos em Agroecologia, Licenciaturas em Educação do Campo ou Intercultural Indígena, mestrados profissionais, cursos do Pronera ou profissionais, militantes e ativistas que atuam junto a comunidades camponesas ou povos tradicionais. Tanto os trabalhos científicos como os relatos de experiências serão publicados nos anais do evento.

Pesquisas científicas e relatos de atividades poderão inscrever-se em uma das quatro áreas temáticas do evento:

1- Terra, território e democracia;

2- Bem viver: águas, florestas e sementes;

3 – Educação Libertadora;

4- Economia para além do Capital.

A V Jornada de Agroecologia da Bahia também está aberta às propostas de oficinas, que poderão ser executadas por pessoas e coletivos de todo o país.

Para inscrever, acesse: http://jornadadeagroecologiadabahia.blogspot.com.br/p/blog-page.html