DPCI/Progeac incentiva formação e fortalecimento de grupos de pesquisa

6 de março de 2017   //   Por:   //   Informativo

A Diretoria de Pesquisa, Criação e Inovação (DPCI/Progeac) reforçou a divulgação das normas institucionais para formação e participação em grupos de pesquisa na UFSB. Para tanto, a Resolução nº 12/2015 e as diretrizes do Diretório de Grupos de Pesquisa são os documentos orientadores.

A Resolução 12/2015 trata dos critérios para cadastramento de pesquisadores-líderes e credenciamento de grupos de pesquisa. O documento indica os critérios e atribuições dos líderes de grupos de pesquisa, estipula as regras para a constituição e a certificação de um grupo dentro da instituição. As normas de participação do Diretório de Grupos de Pesquisa da Capes podem ser consultadas neste link.

O comunicado da DPCI destacou que “a organização das atividades de PCI em grupos de pesquisa se constitui um dos pressupostos para o fortalecimento institucional na comunidade científica, potencializando a interação entre conhecimentos e pesquisadores, com interdisciplinaridade e multidisciplinaridade”. Além da possibilidade de participação em grupos já existentes, professores e técnicos podem constituir novos grupos de pesquisa baseados nas normas vigentes. Estudantes de graduação e de pós-graduação podem verificar as normas pertinentes à categoria para a atuação em grupos de pesquisa também na Resolução 12/2015.

Links úteis:

Resolução Consuni 12/2015
Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.