195A0786

UFSB recebe prefeita de Pau Brasil para estreitar relações

30 de janeiro de 2017   //   Por:   //   Notícia

Semana passada, a UFSB recebeu a visita da recém-empossada Prefeita do Município de Pau Brasil, Bárbara Suzete de Souza, acompanhada do Secretário de Infraestrutura, Antônio Prado, da Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Profa. Raimunda Lúcia, o Chefe de Gabinete e Coordenador da Câmara Técnica de Desenvolvimento e Sustentabilidade do CIMA, José Fernando Santos da Silva e o Coordenador de Ensino e Apoio Pedagógico do Município, Idelson Nascimento, no Campus Jorge Amado.

O objetivo da visita foi conhecer melhor a universidade e estreitar as relações entre a cidade e a Instituição. A comitiva foi recebida por representantes da Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social, os servidores Jorge Guimarães e Valerie Nicollier.

Inicialmente, a Prefeita e a Secretária de Educação apresentaram a situação do sistema educacional do município de Pau Brasil e os desafios da nova gestão, demonstrando grande interesse em contar com a parceria da Universidade Federal do Sul da Bahia para alavancar o desenvolvimento da região.

Os servidores da universidade apresentaram o modelo pedagógico da UFSB, explicando a estrutura acadêmica e sua organização em ciclos, o funcionamento da rede de colégios universitários e o ensino meta-presencial.

Além disso, foram atualizadas informações sobre a parceria entre a UFSB e o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica – CIMA, cuja formalização está em curso. Pau Brasil representa um dos municípios que participa ativamente da criação de projetos relacionados à sustentabilidade no contexto desta parceria.

A cidade de Pau Brasil

Pau Brasil é um município com aproximadamente 11 mil habitantes (IBGE, 2010), pertencente ao Território Litoral Sul, que faz fronteira com os municípios Camacan, Itajú da Colônia, Potiraguá e Itapetinga. Dos seus quase 2700 alunos de Ensino Básico (IBGE, 2015), aproximadamente, 100 jovens concluem anualmente o Ensino Médio. Recentemente o município foi contemplado pelo Programa Cidade Digital. Através deste projeto, a atual gestão pretende democratizar o uso da tecnologia de informação e comunicação, gerar oportunidades de desenvolvimento econômico e social, diminuir os índices de exclusão digital e promover a construção da cidadania e o desenvolvimento local em bases sustentáveis.