FOTO-22 (1)

Curso livre sobre Modelos de Formação e Modos de Cuidado em Saúde (UFSB/UFBA) terá inscrições para alunos de graduação

16 de janeiro de 2017   //   Por:   //   Notícia

A UFSB e os programas de pós-graduação em Saúde Coletiva do ISC/UFBA e em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade do IHAC/UFBA, oferecem um curso livre sobre Modelos de Formação e Modos de Cuidado em Saúde. Nessa iniciativa conjunta, as aulas ocorrerão em Itabuna, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Salvador, no período de 16 de fevereiro a 20 de abril de 2017. 

100 vagas serão oferecidas em turmas de 20 estudantes em cada programa e campus.  O curso apresenta uma novidade: embora destinado a alunos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado), estará aberto a estudantes de graduação (BI-Saúde, graduação em Saúde Coletiva e outros cursos) das instituições promotoras e de outras instituições, além de também acolher participantes com inscrição especial. 

O curso tem como objetivo o estudo sistemático dos antecedentes históricos, princípios epistemológicos e pautas metodológicas de modelos de formação em Saúde e sua articulação aos modos de cuidado predominantes em distintos períodos da História do Ocidente. Em sua parte prática, pretende avaliar as estruturas curriculares e modelos pedagógicos dos programas de cursos de graduação em saúde no Brasil.

As atividades serão conduzidas em formato de seminário, seguindo regime semi-intensivo, presencial e metapresencial. O curso adota a metodologia de “aula invertida” e se baseia em Equipes de Aprendizagem Ativa (EAA), formadas por 3 a 5 estudantes. Será feito uso de ambiente virtual de ensino-aprendizagem para oferta do material didático, facilitação da comunicação e compartilhamento das atividades. 

O curso terá uma sessão de abertura no dia 16 de fevereiro (para composição das EAAs e pactuação de tarefas) e prosseguirá com nove encontros (pela manhã, de 9 às 12h), em três módulos (7-9 de março; 28-30 de março; 18-20 de abril).

A equipe docente é composta por Naomar Almeida Filho (Coordenador – UFSB-UFBA),  Luis Eugênio de Souza e Marcelo Dourado Rocha, da UFBA, e Antonio José Costa Cardoso (UFSB – Campus Jorge Amado – Itabuna), Lina Faria (UFSB – Campus Sosígenes Costa – Porto Seguro), André Rego (UFSB – Campus Paulo Freire – Teixeira de Freitas). O curso também contará com docentes convidados, como Maria Luiza Comper, Márcio Florentino Pereira, Luiz Antonio de Castro Santos, Marcelo Andrade, Carmen Teixeira e outros.

Inscrições e mais informações

As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas até a data da primeira sessão; os estudantes de cada instituição terão prioridade para compor as respectivas turmas. Informações podem ser obtidas nas secretarias acadêmicas das instituições promotoras ou com os membros da Equipe Docente. 

O Plano de Ensino-Aprendizagem (contendo ementa, programação, avaliação, creditação, recursos didáticos) será divulgado nos sites de cada programa: http://www.ufsb.edu.br; http://www.isc.ufba.brhttp://www.eisu.ihac.ufba.br.