IMG-20161214-WA0036

Projeto “Juventude Viva” desenvolve ações em bairros de Itabuna

22 de dezembro de 2016   //   Por:   //   Notícia, Sem categoria

“Juventude Viva: arte, cultura, comunicação e oportunidade” é o nome do projeto de extensão da UFSB selecionado pelo Proext/2016. O projeto tem como objetivo desenvolver ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a população jovem, principalmente os jovens negros, em bairros considerados violentos no município de Itabuna, como Santa Inês, Ferradas e São Caetano.

O projeto atendeu mais de 150 pessoas (adolescentes e jovens) por meio de quatro oficinas: Música e Meios Eletrônicos, Empreendedorismo Digital, Corpo e Automaquiagem: empoderamente da mulher negra e Introdução a Massagem Relaxante. As oficinas foram ministradas pelos bolsistas do projeto e pelos docentes Fabio Corniani, Fabiana Lima e Daniel Puig, sob a coordenação das docentes Regina Oliveira e Fabiana Costa.

O Juventude Viva desenvolveu ainda ações voltadas à saúde e bem-estar da comunidade, além de ter recuperado o laboratório de informática que estava desativado na escola Lourival Oliveira Soares e que, agora, pode ser utilizado novamente pela comunidade escolar.

A primeira etapa do projeto se encerrou no dia 15 de dezembro com a apresentação e avaliação dos bolsistas sobre esse processo e tem seu retorno previsto para fevereiro de 2017 com novas ações e parcerias, além da expectativa de realização de um seminário para discutir formas de enfrentamento da violência contra os jovens negros na cidade.