foto parna

Parque Nacional do Pau-Brasil terá Projeto Político Pedagógico de Educação Ambiental

21 de dezembro de 2016   //   Por:   //   Notícias

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apresentou no último dia 15 de dezembro a proposta de Projeto Político Pedagógico de Educação Ambiental (PPPEA) do Parque Nacional Pau-Brasil (PNPB), em reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Parque.

Além dos membros do Conselho, representantes de associações, instituições e órgãos ambientais da região também estiveram presentes. A UFSB foi representada por docentes e discentes da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (LI-CN), do câmpus Sosígenes Costa. Além do coordenador e da vice coordenadora do curso, professores Jaílson Novais e Lenir Abreu, estiveram presentes as professoras Alessandra Buonavoglia Costa Pinto (coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental da UFSB – NUPEEA) e Olívia Duarte, integrantes do Colegiado da LI-CN. Além disso, participaram da reunião as discentes da LI Ciências da Natureza, Anna Sanchez (integrante do NUPEEA), Marcela Carvalho e Márcia Santos.

O PNPB é uma das unidades de conservação de maior relevância para o Extremo Sul da Bahia, criada em 1999, teve seu plano de manejo publicado há poucos meses e vem se estruturando de modo a favorecer ações que protejam sua biodiversidade e defendam o turismo ecológico, as diversidades socioculturais do entorno e toda a riqueza presente nesse território.

Nesse sentido, a implementação do PPPEA concretiza-se como um “guia” articulador local que estabelecerá os processos formativos em educação ambiental do Parque e das comunidades que ali interagem, favorecendo as transformações almejadas de modo democrático, coletivo, participativo, reflexivo e contínuo na luta pela sustentabilidade.

Com uma programação dinâmica, o encontro dividiu-se em dois momentos. No primeiro, ocorreu uma oficina sobre PPPEAs, espaço que possibilitou integração, leituras, diálogos e debates sobre como deve ser um PPPEA. No segundo momento, constituíram-se discussões sobre critérios e contribuições para a então formação da Câmara Temática em Educação Ambiental do PNPB. Essa Câmara Temática, de caráter permanente, auxiliará o Conselho Consultivo e a consultoria do PPPEA do PNPB em todo seu processo de desenvolvimento e, posteriormente, contribuirá com o processo de gestão continuada do PPPEA.