195A0185

UFSB recebe IV Reunião da FORPLAD

10 de novembro de 2016   //   Por:   //   campus paulo freire

Nessa quarta-feira (09), começou em Porto Seguro a IV Edição de 2016 do Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração (FORPLAD) que tem como objetivo estudar e propor soluções para as demandas das Instituições Federais de Ensino Superior-IFES, promovendo o intercâmbio de conhecimento entre elas através do compartilhamento de experiências dos pró-reitores e demais gestores.

Pelo turno matutino, houve uma reunião que abordou sobre a visão geral para novos Pró-Reitores. Já no período da tarde, ocorreu a Solenidade de Abertura. Para compor a mesa, estiveram presentes Franklin Matos, Diretor de Planejamento da UFSB e coordenador local do FORPLAD; Wilton Mourão, Gerente Geral da Caixa Econômica Federal da Agência de Porto Seguro; Denise Correa, Coordenadora da Comissão Regional do FORPLAD; Tomás Dias, Coordenador da Comissão Regional do FORPLAD; Francisco Mesquita, Pró-reitor de Administração e Planejamento da UFSB e Coordenador Local do FORPLAD; e Naomar de Almeida Filho, Reitor da UFSB.

Mourão falou sobre a honra de ter a oportunidade de participar desse evento que preza pelo desenvolvimento da
região. Tomás Dias relembrou sobre o pouco tempo de existência da UFSB e relatou que o objetivo do Fórum é aprender, ensinar e compartilhar. O Reitor Naomar fez uma apresentação institucional sobre a Universidade, explicando sobre a marca, a região na qual ela está instalada, a precariedade e desigualdade da educação.

Mesa Redonda

No final da tarde, começou a Mesa Redonda que tinha como tema “Conjuntura Político Econômica da Educação”. Para a mesa, foram convidados Álamo Pimentel, que explanou sobre os Desafios da Educação Superior no Plano Nacional de Educação (PNE) e as estratégias para o alcance de metas, falando sobre a PEC 55 e as implicações da MP 746 para a Educação. Logo em seguida, foi a vez de Bráulio Bueno que falou sobre a PEC 55 e os reflexos dos possíveis impactos. Naomar de Almeida finalizou com comentários acerca dos pontos destacados pelo palestrantes que
antecederam e pontuou sobre alguns temas, como cotas, educação, saúde, exclusão e impostos.

O evento ocorrerá até a sexta-feira (11). Para a sua realização, a UFSB conta com o apoio da Caixa Econômica Federal, Bahia Gás e Senac de Porto Seguro.