20161110_123542

UFSB promove I Encontro de Estudos do Grupo de Pesquisa Histórias de vida e dinâmicas Interdisciplinares

29 de novembro de 2016   //   Por:   //   Notícias

Nos dias 10 e 11 de novembro, aconteceu o “I Encontro de Estudos do Grupo de Pesquisa Histórias de vida e dinâmicas Interdisciplinares” no Campus Sosígenes Costa (CSC) em Porto Seguro. O Encontro contou com a presença de docentes da UFSB e de outras Universidades, como UFV, UFS, UnB, UFCG e PUC Minas.

De acordo com Christianne Rochebois, Coordenadora da Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens do CSC da UFSB, o grupo de pesquisa é constituído a partir da interdisciplinaridade, com a participação de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento (ciências da educação, ciências da linguagem, saúde, humanas e sociais) que propõem reflexões sobre as relações que perpassam as narrativas de vida, os sujeitos narradores e as práticas da linguagem pelas quais e nas quais a narrativa e o sujeito emissor se constroem mutuamente.

O Encontro consolidou a criação do grupo, que ocorreu em 2015. No evento, foram realizadas mesas de apresentação e discussão de dez projetos de pesquisa em andamento, além de uma “Contação de histórias” na Aldeia da Jaqueira, com a Índia Pataxó Natnauã, que passa a integrar a equipe.

O grupo está preparando sua primeira publicação, em formato de livro, com o relato dos projetos em andamento e definiu seu próximo Encontro de Estudos para os dias 15 e 16 de setembro, na Universidade Federal de Sergipe.