andifes

ANDIFES promove o 1º Encontro do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais

28 de novembro de 2016   //   Por:   //   Notícias

Na semana passada, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) promoveu o 1º Encontro do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (CGCUF), com o objetivo de oportunizar a troca de conhecimento e compartilhamento de projetos, fortalecendo a gestão da comunicação para a defesa da Universidade Pública.

Foram discutidos temas como Gestão de Crises, Democratização da Mídia, Redes Sociais e Ferramentas Digitais e Gestão da Comunicação nas Universidades Federais. Além disso, o Encontro tinha como finalidade a Eleição da Primeira Diretoria da CGCUF.

Na abertura, compuseram a mesa Gustavo Balduino, Secretário Executivo da Andifes; Thaís Victer, Assessora de Políticas Públicas; e Bruno Carvalho (UFSJ), Comitê Gestor. Balduino abriu o evento relatando sobre o período polêmico do atual cenário nacional. De acordo com ele, o papel da ANDIFES é tentar fazer o sistema funcionar a favor da educação. Disse ainda que a orientação da Associação é o diálogo constante entre todas as categorias.  Logo em seguida, Bruno Carvalho apresentou o regime, objetivos, estrutura organizacional e as atribuições do CGCUF, que teria sua diretoria eleita ao final do Encontro.

Mesa de Experiências, Palestras e Eleição

Para a primeira mesa “Gestão de Crises”, foi convidado João José Forni, renomado palestrante da área de comunicação, para falar sobre como lidar com o conflito. De acordo com ele, o mundo vive em estado de crise e o papel da comunicação é estar preparado para ajudar os gestores nesse momento.

Fábio Corniani, Assessor de Comunicação Social da UFSB, também esteve presente na mesa e complementou o assunto indagando sobre “Quem é meu público?”,  “O que e quando devo falar?” e  “Como lidar com a crise e os canais de relacionamento?”, relatando alguns exemplos sobre o contexto.

Ainda houve palestras e mesas redondas com convidados e relatos próprios das universidades sobre experiências obtidas no decorrer dos anos.

No dia 22 de novembro, o Colégio de Gestores passou a ter sua diretoria eleita pelos participantes do Encontro. O objetivo maior do Colégio é assessorar a ANDIFES no que diz respeito à comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior. Entre as atividades estabelecidas, está a valorização da comunicação pública do país e elencar políticas nacionais de comunicação para as universidades.