A imagem mostra um fundo branco com as letras PDI na linha superior, acima da assinatura da UFSB. No topo do "i" do PDI há uma estrutura de gráfico, simbolizando construção e desenvolvimento

UFSB prepara o I Fórum de Discussão para o PDI 2017-2021

20 de outubro de 2016   //   Por:   //   Notícias

Fórum vai ocorrer nos dias 26 e 27 de outubro, no Campus Jorge Amado.

A construção de um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é etapa importante para a legitimação de uma instituição federal de ensino superior. Neste sentido, a Universidade Federal do Sul da Bahia divulga a realização do I Fórum de Discussão do PDI 2017-2021, que deve ocorrer nos dias 26 e 27 de outubro, no Campus Jorge Amado, em Itabuna.

O I Fórum tem o objetivo de delinear ações e metas para cada eixo temático do PDI, que será construído coletivamente. Os integrantes das comissões temáticas do plano vão trabalhar e organizar suas agendas, definir orientações para pesquisas diagnósticas da realidade da UFSB junto à comunidade acadêmica. Outro objetivo dessa etapa de preparação é organizar um calendário de ações, dentre elas as que vão constar da etapa de elaboração do PDI. Será nesse momento que as três categorias da comunidade acadêmica poderão contribuir no diagnóstico e nas proposições de objetivos e estratégias.

As informações detalhadas sobre o PDI deverão constar em breve em um website específico, ainda em desenvolvimento.

O PDI é um documento necessário por diversos motivos. O primeiro é por definir claramente a missão da instituição e os caminhos que serão percorridos para atingir os objetivos escolhidos para o período de sua vigência. Desta forma, é ao mesmo tempo um documento orientador das ações da gestão e um registro que pode ser consultado pela comunidade acadêmica, mostrando indicadores e facilitando a avaliação do funcionamento da universidade.

O outro motivo é que o PDI é um documento requisitado em diversos procedimentos da vida administrativa institucional frente ao Ministério da Educação e, por extensão, ao Governo Federal, como os processos de credenciamento e recredenciamento da instituição como universidade, e os processos de avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), como ordena a Lei Federal 10.861/2004.