livro envelhecimento um olhar interdisciplinar

Lançamento de livro e menção honrosa na participação da UFSB no 7º CBCSHS

21 de outubro de 2016   //   Por:   //   Notícias

A participação de pesquisadores da UFSB no 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (7º CBCSHS), em Cuiabá, teve trabalho acadêmico premiado e lançamento de livro. O evento ocorreu de 9 a 12 de outubro e foi sediado na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em uma promoção da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

O trabalho Levantamento do Perfil de Saúde e Qualidade de Vida das Comunidades do Sul da Bahia: Ensino, Serviço, Comunidade (Integração e Interdisciplinaridade), que recebeu menção honrosa no evento, é de autoria dos pesquisadores Lina Faria, Gabriela Lamego, Raquel Siqueira, Rafael Patigno Orozco, Spensy Pimentel, Isabel Belasco, Márcia Quaresma, Edna Alves e Luiz Antônio de Castro Santos. O trabalho deriva das atividades desenvolvidas pelos integrantes do grupo institucional do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde GRADUASUS).

Segundo a professora Lina Faria, a equipe do PET Saúde GRADUASUS atua em parceria com a Secretaria Municipal de Porto Seguro para realizar a análise e o diagnóstico situacional de saúde da população do território do Sul da Bahia. Para isso, busca conhecer a área de abrangência, os perfis socioeconômico, demográfico e epidemiológico, os modos de viver e adoecer da população, os recursos existentes, os equipamentos de saúde e sua forma de organização e a rede de apoio social. Esse movimento de reconhecimento do território é necessário para que se possa caracterizar a população e seus problemas de saúde e também avaliar o impacto dos serviços sobre os níveis de saúde dessas pessoas, explica a professora Lina.

O PET Saúde GRADUASUS é uma iniciativa gerida pelo Ministério da Saúde, com a finalidade de fortalecer as ações de integração ensino-serviço-comunidade com atividades de ensino, pesquisa e extensão. No caso da UFSB, o grupo existe desde agosto deste ano, congregando os professores do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (Lina Faria, Isabel Belasco, Gabriela Lamego, Raquel Siqueira) e os docentes Rafael Patigno Orozco e Spensy Pimentel. 22 alunos do BIS, entre bolsistas e voluntários, integram também o grupo.

Um olhar complexo sobre o envelhecimento

Durante o evento, a professora Lina Faria lançou o livro Envelhecimento: um olhar interdisciplinar, organizado por ela e pelas pesquisadoras Luciana Karen Calábria e Waneska Alexandra Alves e publicado pela editora Hucitec. O lançamento ocorreu no dia 10 de outubro. Além da professora Lina, as pesquisadoras e docentes Raquel Siqueira e Isabel Nolasco também contribuíram com um capítulo.

A professora Lina comenta que a coletânea oferece uma diversidade de olhares disciplinares e profissionais sobre o envelhecimento, com o objetivo de subsidiar a busca ou a reafirmação de caminhos nos quais se possa repensar a assistência e o cuidado ao idoso. Essa meta é perseguida por meio de um trabalho conjunto entre várias áreas do saber e que leva em conta o contexto social em que vive a pessoa idosa e as suas especificidades. “O livro reflete a diversidade de olhares disciplinares e profissionais, na área de atuação de cada colaborador”, expõe a professora Lina, afirmando que a multiplicidade de recursos teóricos e práticos possibilitou aglutinar saberes nas áreas da medicina, fisioterapia, farmácia, nutrição, educação física, odontologia, enfermagem, ciências sociais e biológicas.  Para ela, isso sugere a complexidade do tema envelhecimento e os desafios que os profissionais da área da saúde enfrentam nos diversos campos em que interagem com pessoas idosas: da prática ambulatorial, do mundo hospitalar ou o campo da prevenção, fundamental e, frequentemente, negligenciado por profissionais e gestores.

livro envelhecimento um olhar interdisciplinar