IMG_20160908_153300986

UFSB assina acordos e estreita laços com Instituições uruguaias

12 de setembro de 2016   //   Por:   //   Sem categoria

O Reitor Naomar de Almeida e o Assessor de Relações Internacionais, José Newton, estiveram no Uruguai na semana passada cumprindo uma agenda de reuniões com o intuito de estreitar ainda mais os laços entre a UFSB e o país.

Já na segunda-feira (05), um importante Acordo de Cooperação foi assinado. O Reitor e o Assessor estiverem  reunidos com o Vice-Reitor da Universidad de la República para assinatura do acordo  que objetiva o intercâmbio de investigadores, pessoal docente e estudantes; realização de edições conjuntas de monografias históricas, linguísticas ou de qualquer tipo que responda ao interesse de ambas as instituições; realização de projetos de investigação; criação e organização de atividades docentes coordenadas; e organização de colóquios internacionais.

Eles ainda participaram de reuniões com outras Universidades latinoamericanas, com membros do Consejo Directivo Central (CODICEN) de la Administración Nacional de Educación Pública (ANEP) e do Instituto de Professores Artigas. Nesse ínterim, Naomar Almeida concedeu entrevista ao Programa Telemundo do Canal 12, de audiência nacional, e comentou sobre a participação da UFSB no Projeto Paulo Freire no Uruguai.

O Reitor e o Assessor ainda se reuniram com Glenda Rondan, diretora do MEC – Uruguai. Ela apresentou os Centros MEC espalhados pelo país que funcionam para capacitação profissional e fazem a mediação entre as comunidades e diversas instituições uruguaias. A Diretora reiterou que os Centros MEC do Uruguai também promovem atividades culturais e valorizam as atividades tecnológicas, a exemplo do Plan CEIBAL, que promove a inclusão digital. O Reitor explicou sobre os Colégios Universitários da UFSB, apontando similaridades entre eles e os Centros-MEC-UY, propondo a criação de um Plano de trabalho para 2017 entre ambos.

Em seguida, o encontro foi com a Ministra de Educação e Cultura do Uruguai, Maria Júlia Muñoz, que também se mostrou bastante receptiva ao intercâmbio cultural de estudantes e professores brasileiros no Uruguai.

Na sexta-feira (09), houve uma visita ao Centro de Convenções do Uruguai para que os representantes da UFSB pudessem conhecer as suas instalações, tendo em vista futuros workshops, feiras e eventos entre Instituições brasileiras e uruguaias. Eles ainda conheceram a equipe do CLUSTER universitário, um tipo de Cidade Universitária. A reunião contou com a presença de cerca de 15 representantes de instituições locais e do entorno. O coordenador geral, Luis Faral, fez uma breve apresentação sobre os cursos do CLUSTER na região e mostrou interesse em fazer parceria com a UFSB.

Professor Naomar falou sobre o Plano Orientador da Instituição, da oportunidade do Projeto Paulo Freire e do desafio com o sistema de ensino-aprendizagem piloto entre comunidades internacionais. Ele comparou o CLUSTER aos Centros Integrados da UFSB e às equipes solidárias, ativas e tecnológicas, finalizando assim sua agenda de atividades no país.