Campus Jorge Amado

UFSB prepara o I Congresso

26 de agosto de 2016   //   Por:   //   Notícia

Evento terá etapas locais em outubro e a geral em novembro

O processo de construção da Universidade Federal do Sul da Bahia terá um momento de reflexão importante no  I Congresso, a ser realizado nos próximos meses. Com uma metodologia voltada para fortalecer a democracia interna e a participação organizada dos segmentos da comunidade universitária, o evento terá encontros preparatórios oficiais nos campi de 20 a 22 de outubro. O I Congresso ocorrerá de 3 a 5 de novembro, no Campus Jorge Amado (Itabuna).

Conforme o documento-base para a organização do evento, aprovado pelo Conselho Universitário na reunião de 22 de agosto, o objetivo geral é reunir a comunidade universitária para coletar demandas a partir de uma avaliação do processo de implantação da UFSB. Com isso, se espera definir os próximos movimentos institucionais. Eventualmente, esses movimentos poderão incluir a revisão ou correção de rumos do Projeto Político Pedagógico descrito no Plano Orientador e na Carta de Fundação.

No processo de balanço desses primeiros três anos de instalação da universidade, estão previstas as discussões em torno de grandes temas (apontados no documento base) e a apreciação das moções e propostas sistematizadas com base nas contribuições feitas no I Fórum Social, realizado em 2015. O trabalho realizado no Congresso dará base para a criação e o encaminhamento de propostas relativas ao aperfeiçoamento das políticas de gestão para o Consuni, e o estabelecimento de bases para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSB.

Dentre os grandes temas a serem discutidos, estão o balanço dos três anos da UFSB; o Projeto Político Pedagógico; a gestão; as tecnologias de informação e comunicação na UFSB; a integração social; e o futuro da UFSB.

Participação organizada

Os trabalhos dos eventos preparatórios oficiais serão realizados com a participação de todos os alunos, estudantes, docentes e técnicos da UFSB que tiverem interesse e livremente se inscreverem, com direito a voz e voto, e poderão se candidatar para a representação de seus segmentos no I Congresso.
Já as atividades do I Congresso serão realizadas por 122 delegados: os 22 integrantes do Consuni (com direito a voz e voto), os 90 representantes dos estudantes, professores e técnicos administrativos (dez representantes por segmento por campus, eleitos nos encontros preparatórios) e 10 representantes do Conselho Estratégico Social, com direito a voz, devido ao caráter consultivo daquele colegiado.