EDITAL - PROGEAC - 24

Primeira edição do Seminário de Vivência Interdisciplinar no SUS ocorrerá em setembro

10 de agosto de 2016   //   Por:   //   Notícias

Alunos dos três campi da UFSB poderão se inscrever para participar da Semana de Vivência Interdisciplinar no Sistema Único de Saúde (I SEVI-SUS/UFSB) até as 23h59 do dia 13 de agosto, por meio de formulário online. A iniciativa é organizada por estudantes do Centro Acadêmico do BI Saúde do Campus Jorge Amado, e a seleção ocorrerá com apoio de professores e técnicos. Os selecionados vão ter a oportunidade de experimentar os desafios, dificuldades e os avanços nos serviços prestados pelo ponto de vista das equipes de saúde, no período de 11 a 17 de setembro, nas cidades de Arataca e Itabuna.

São 30 vagas para estudantes regularmente matriculados na UFSB, dos três campi (Jorge Amado, Sosígenes Costa e Paulo Freire) e dos Colégios Universitários (CUNIS), de todos os bacharelados e licenciaturas interdisciplinares e também da Área Básica de Ingresso. Os interessados devem atender dois requisitos: Ter disponibilidade para participação em tempo integral, no período de 11 a 17 de setembro de 2016; e permanecer e pernoitar, durante todo o período no local estipulado pelo projeto, junto aos outros participantes e facilitadores. Todas as informações necessárias para participar da seleção estão no edital Progeac 24/2016.

No cronograma da seleção,  o resultado das inscrições será divulgado no dia 19 de agosto, com entrevistas nos dias 20, 22 e 23 de agosto. Cada candidato selecionado receberá, através de e-mail, local ou link da webconferência, data e horário da entrevista. O resultado preliminar da seleção será publicado no dia 25 de agosto de 2016, no site da UFSB. Os recursos deverão ser enviados para o endereço sevisus.ufsb@gmail.com, até às 23 horas e 59 minutos do dia 26 de agosto de 2016. O resultado dos recursos será publicado no dia 27 de agosto de 2016, no site da UFSB.

Além da chance de ver de perto como funciona o SUS, os alunos selecionados terão transporte, alimentação e alojamento para os sete dias da vivência. Os serviços de Saúde de Arataca e Itabuna serão os espaços de imersão e convívio. O Colegiado do BI Saúde oferecerá um certificado de 68h para os participantes viventes, que terão de ter disponibilidade integral para as atividades no período da vivência.

A ideia da vivência se inspirou no funcionamento do projeto VER-SUS, ligado ao Ministério da Saúde. O intuito é que os estudantes possam vivenciar o ambiente e conhecer de perto gestores, trabalhadores e os usuários do sistema. As estratégias de atenção, a gestão do atendimento, os processos de educação são alguns dos aspectos do SUS que a vivência vai mostrar aos participantes. Com isso, espera-se preparar os futuros trabalhadores e pesquisadores da Saúde para entender o valor dos serviços prestados e para lutar pelo aperfeiçoamento do SUS. A ideia de promover a vivência em uma região interiorana e em um assentamento, por sua vez, vai contribuir para o entendimento de como as comunidades distantes dos grandes centros são atendidas, enriquecendo o debate sobre o sistema a partir das experiências que cada um adquirir nesta edição.

A Comissão Organizadora presta mais informações a partir da página no Facebook.