ppges link site

Página de Pós-Graduação da UFSB já está no ar. Edital deve ser lançado em Setembro.

22 de agosto de 2016   //   Por:   //   PPGES

A página do primeiro programa de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Sul da Bahia já está no ar! Com previsão para ter sua primeira turma em Janeiro de 2017, o Programa de Pós-graduação em Estado e Sociedade (PPGES) propõe desenvolver um modelo inovador de articulação entre pesquisa, ensino, extensão por meio de ações engajadas e dialógicas, com a finalidade de produzir e compartilhar conhecimento original acerca da realidade sociocultural, na medida em que forma pesquisadores, docentes e profissionais de diversos campos do saber e promove intenso diálogo entre as ciências humanas e ciências do social e da cultura com outros campos de conhecimentos e saberes.

O PPGES está voltado para duas linhas de pesquisa: “Estado, instituições e governança” que trata de análises sobre o Estado; e “Sociedade, cultura e ambiente”, que aborda as mediações entre Estado e Sociedade.

Os candidatos aos cursos de mestrado e doutorado serão selecionados por meio de processo seletivo anual que inclui preenchimento de formulário, prova escrita, plano de trabalho, prova oral/entrevista e provas de domínio de língua estrangeira. O tempo para integralização dos créditos, realização de pesquisa, redação e defesa do trabalho de conclusão de Mestrado é de 24 meses. Já para o Doutorado, o prazo é de 48 meses.

A quantidade de vagas disponibilizadas será definida por Edital. O PPGES adotará uma política de “Ação afirmativa” reservando 20% de suas vagas para ingresso em cursos de Mestrado e Doutorado para indígenas, negros e pardos. Reservará, ainda, uma vaga em cada um daqueles níveis para pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE).

De acordo com o Cronograma, a previsão é de que o edital seja lançado agora em setembro e as inscrições ocorram em outubro e novembro. As atividades acontecerão no Campus Sosígenes Costa, localizado em Porto Seguro, no turno matutino.

Mais informações podem ser vistas do link http://ufsb.edu.br/ppges ou solicitadas através do e-mail ppges@ufsb.edu e pelo telefone (73) 3288-8400.