arte (4)

Projeto de intervenção desenvolve ciclo de oficinas sobre rádio e saúde

29 de julho de 2016   //   Por:   //   Notícias

Segunda oficina ocorre no sábado (30), no Museu de Helvécia. Foco é a promoção de cultura e saúde de forma auto-gerida e auto-sustentável por meio de rádio comunitária

A conexão entre as questões da saúde e da cultura e o poder comunicativo do rádio está sendo desenvolvida no projeto de intervenção Reativação da rádio comunitária no Quilombo de Helvécia/BA para a promoção da Cultura e da Saúde, coordenado pela professora Rocío Chavez Alvarez, docente do Centro de Formação em Saúde (CFS) do Campus Paulo Freire, e integrado por docentes e estudantes da UFSB. A segunda das três oficinas previstas na fase atual da iniciativa vai acontecer no próximo sábado (30), no Museu de Helvécia, em Nova Viçosa, das 8h às 16h. A atividade tem como tema A cultura quilombola e a qualidade de vida, com a participação da professora Célia Regina da Silva, do Campus Jorge Amado da UFSB.

Conforme a professora Rocío, o projeto foi iniciado no final de novembro de 2015 a partir da percepção das demandas da comunidade quilombola de Helvécia. As necessidades de conscientização e acesso a informações sobre saúde e cultura motivaram a concepção de uma rádio-poste, de modo que os próprios moradores possam gerir e atualizar a estrutura e o conteúdo, futuramente.

Para esse objetivo, o ciclo de oficinas com especialistas está sendo desenvolvido para capacitar a equipe do projeto, composta por alunos dos bacharelados interdisciplinares da UFSB. A capacitação envolve a cultura quilombola, comunicação em uma rádio comunitária e promoção de saberes sobre saúde. Essa equipe vai preparar 25 monitores voluntários, selecionados entre os moradores da localidade, para assumir o funcionamento auto-gestionado da rádio, contando com conhecimentos atualizados sobre cultura e saúde quilombola. A primeira oficina, realizada no dia 26 de junho, tratou do tema Doenças prevalentes e Promoção da Saúde Quilombola. A terceira e última oficina está prevista para o dia 27 de agosto e abordará o tema A Rádio Comunitária, locução/programação radial quilombola.

Rocío contou que a equipe responsável pelo projeto está em fase de arrecadação de apoio financeiro e de equipamentos para a montagem da rádio-poste, junto às empresas na área de abrangência de Helvécia. Conforme o resultado dessa busca de apoios junto a autoridades e empresariado local, espera-se iniciar a segunda fase do projeto, que consiste em realizar os primeiros testes da rádio-poste, provavelmente a partir do final de setembro.