195A6967

Itabuna lança a Coleta Seletiva Solidária em Comemoração ao Dia da Cidade

27 de julho de 2016   //   Por:   //   Notícia
Em comemoração ao Dia da Cidade, a Prefeitura Municipal de Itabuna (PMI), em parceria com a Cooperativa dos Trabalhadores da Reciclagem, a COOPOTREC, lança a Coleta Seletiva Solidária na cidade e convida a população Grapiúna a participar desta importante iniciativa. A Universidade Federal do Sul da Bahia apoiará essa ação com a participação de servidores e estudantes no lançamento do Projeto. Essa iniciativa vai ao encontro do esforço que a UFSB vem fazendo para fortalecer a COOPOTREC, sua parceira na implantação da Coleta Seletiva Solidária no Campus Jorge Amado, localizado em Ferradas, permitindo a implantação do primeiro Ponto de Coleta Seletiva Voluntária neste mesmo campus.
Preocupada com a saúde ambiental e a qualidade de vida dos habitantes, a PMI instalará 100 coletores seletivos na cidade, destinados à coleta de materiais recicláveis secos, que compreendem todos os tipos de papéis e plásticos. Os coletores seletivos foram confeccionados artesanalmente com pneus usados e​ serão​ disponibilizados em pontos estratégicos da cidade. A iniciativa objetiva incentivar todos os moradores da cidade a separarem os materiais recicláveis, como papéis e plásticos, em casa, no comércio e nos espaços públicos, evitando que estes sejam misturados com os demais resíduos e jogados no aterro sanitário. Os materiais recicláveis serão retirados por catadores profissionalizados e equipados com bicicletas especiais que permitirão a “ciclo-reciclagem”,​ ou poderão ser levados pelos próprios moradores até a COOPOTREC.​ Os materiais recicláveis representam aproximadamente 30% do lixo doméstico e, uma vez destinados para a cooperativa, viabilizam uma renda digna aos catadores, contribuindo para a valorização da sua atividade que é imprescindível para a organização da cidade.
O lançamento da Coleta Seletiva Solidária acontecerá na sexta-feira, 29.07.2016, na Praça Camacan de Itabuna, a partir das 8:00 horas, onde representantes da PMI, da COOPOTREC e servidores e estudantes da UFSB se encontrarão​ para socializar informações com os comerciantes, clientes e o público em geral. ​Às 10 horas, haverá uma caminhada pela Avenida Cinquentenário até o novo espaço da COOPOTREC, localizado no final da Avenida Ilhéus (Monte Líbano). No percusso, serão recolhidos resíduos recicláveis a fim de chamar a atenção da importância da solidariedade e da sustentabilidade na cidade.