FOTO-2

428 novas matrículas após processos seletivos de ABI e Supranumerárias

13 de junho de 2016   //   Por:   //   Notícias

As chamadas orais para os processos seletivos da Área Básica de Ingresso (edital 07/2016) e de Vagas Supranumerárias (edital 09/2016) foram concluídas com 428 vagas preenchidas ao todo. A procura aumentou em relação a 2015: a relação de inscritos por vaga aumentou em 120%, de acordo com informações da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (Progeac).

Enquanto a seleção para a ABI chegou a preencher todas as 400 vagas ofertadas, o processo seletivo do edital de Vagas Supranumerárias, destinado a estudantes indígenas teve 85% de matrículas realizadas.

A Caravana das Ações Afirmativas, organizada pela equipe da Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (Prosis) e assistentes sociais dos campi, disseminou informações sobre os processos seletivos durante o mês de abril. A agenda incluiu visitas a escolas, comunidades indígenas, emissoras de rádio e envio de e-mails com os editais para lideranças comunitárias. As equipes atuaram na área de abrangência dos três campi da UFSB e contribuíram para divulgar as seleções em adição à comunicação institucional.

Com isso, os novos alunos passam a estudar nos Colégios Universitários, nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas, Coaraci, Ibicaraí, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Itamaraju. O primeiro ano constitui a Área Básica de Ingresso, após o qual é possível optar por um curso dentre os bacharelados e as licenciaturas, mediante participação em edital interno. É a partir dessa migração que o estudante pode optar por estudar no campus Jorge Amado (Itabuna), Paulo Freire (Teixeira de Freitas) ou Sosígenes Costa (Porto Seguro).

Após a conclusão do bacharelado ou da licenciatura, será possível escolher um dos cursos profissionalizantes, que constituem o Segundo Ciclo, ou seguir para a opção de pós-graduação, integrantes do Terceiro Ciclo.