Diversas pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Ao fundo, o secretário de Desenvolvimento Urbano de Itabuna e a vice-reitora da UFSB estão à cabeceira da mesa.

Reuniões trataram de melhorias de segurança e acesso ao Campus Jorge Amado

27 de abril de 2016   //   Por:   //   Notícia

A Reitoria da UFSB, representantes da Polícia Militar do Estado da Bahia, da Polícia Rodoviária Federal, do Departamento de Trânsito, setor da Secretaria de Transportes e Trânsito da Prefeitura Municipal de Itabuna, e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Itabuna mantiveram reunião na sede da universidade, no final da tarde da terça-feira (26). O tema foi a necessidade de melhorias para a segurança de alunos e servidores. Pela UFSB, além da vice-reitora, professora Joana Angélica Guimarães, estavam o pró-reitor de Planejamento e Administração, Francisco José Gomes Mesquita, a diretora administrativa, Tatiane Borges, o coordenador geral do Campus Jorge Amado, Émerson Belém Moutinho, e o representante dos discentes, Samuel Martins de Jesus Branco.

Reunião serviu para encaminhamentos relacionados à segurança e a melhorias no trânsito e no acesso ao Campus Jorge Amado

Dentre os tópicos expostos pela representação da UFSB, foram destacadas a instalação de iluminação pública, de instalação de um ponto de espera pelo transporte coletivo, horário dos ônibus que atendem a linha Ferradas, melhoria das condições de acesso ao ponto de entrada e saída de veículos no campus, com a inclusão de medidas para diminuir a velocidade e aumentar a segurança no trânsito, além de informações sobre a atuação da PM e o policiamento.

Os representantes da PM, capitães Ferreira e Penalva, informaram que houve um reforço de policiamento, dentro das condições de efetivo e de orçamento e da realidade das ocorrências atendidas pelo batalhão. Uma oportunidade de diálogo entre a comunidade acadêmica e a PM a respeito da segurança e do policiamento foi valorizada. Um encaminhamento neste sentido é o agendamento de uma palestra e bate-papo, em data ainda a ser confirmada, durante a semana de acolhimento de novos alunos para o próximo quadrimestre letivo.

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Itabuna, Marcos Monteiro, reafirmou a colaboração da Prefeitura de Itabuna, dentro das condições de atendimento da municipalidade. As questões referentes ao cumprimento de horários de ônibus, pontos de parada e instalação de iluminação e ponto de parada de ônibus devem ser encaminhadas em reunião posterior com representantes da Prefeitura de Itabuna e das empresas de transporte coletivo que atendem a linha de Ferradas.

Projetos

Em uma sala de cores claras, ao redor de mesas escolares de tampo azul marinho, técnicos da prefeitura, do DNIT e a representação da UFSB falam sobre melhorias no acesso ao campus.

Troca de informações e definição de encaminhamentos também ocorreram na reunião com técnicos do DNIT e da Prefeitura Municipal de Itabuna

Sobre as melhorias de acesso ao campus, a PRF recomendou o contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), uma vez que se trata de uma rodovia federal. Uma reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (27), na Reitoria, para tratar do assunto.

Durante o encontro, representantes do DNIT e da Prefeitura de Itabuna ouviram os pedidos sobre iluminação do entorno da UFSB e melhorias para a segurança no acesso ao campus. Após a troca de informações, o encaminhamento decidido foi a organização de projetos e o trabalho conjunto para a sua realização.