internet

II Jornada Caminhos de Igualdade

1 de abril de 2016   //   Por:   //   Notícia

Inaugurada em 4 de dezembro de 2014, a Jornada Caminhos da Igualdade aporta na UFSB para a sua segunda edição, desta vez no dia 19 de abril, dia do Índio. Ela é fruto de um projeto de pesquisa apoiado pela Fapesb que investiga os processos históricos e discursivos que conformam a diversidade da cultura política das classes populares baianas, tendo como marco a Conjuração Baiana de 1798 e sua pauta igualitária.

Nesta II Jornada Caminhos da Igualdade, o objetivo é reunir professores e estudantes do ensino médio e superior, com interesse transdisciplinar na discussão deste que é um dos signos mais fortes, equívocos e determinantes do tempo atual: a igualdade.

Na mesa redonda, serão discutidos temas diversos, como o apagamento indígena na história, o feminismo negro e a prática política dos sujeitos subalternizados, lançando a pergunta: ao mesmo tempo comuns e diferentes, quando as nossas lutas por igualdade se cruzam?

O evento terá início às 10 horas no Complexo Integrado de Educação em Itamaraju, localizado na rua Maranhão, 52, Bairro Fátima. Continuará às 19 horas no campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas.  Na ocasião, também será realizado o lançamento do livro A Conjuração Baiana e os desafios da igualdade no Brasil: História e Discurso, resultado da Jornada de 2014.