COMUNICADO Nº 04

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

REITORIA

COMUNICADO 04/2016

Temos a satisfação de comunicar à comunidade da Universidade Federal do Sul da Bahia a aprovação, em montante pleno, dos recursos financeiros solicitados para viabilizar a realização da 68ª Reunião Anual da SBPC– Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, no período de 03 a 09 de julho de 2016, em Porto Seguro.

Na data de ontem, 5/4/2016, a Presidenta da SBPC, Helena Nader, e o Reitor da UFSB, Naomar Almeida Filho, participaram de reuniões com o Ministro da Educação Aloísio Mercadante, com o Secretário Executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, e com o Secretário de Ensino Superior, Jesualdo Pereira Farias. Em seguida, foi cumprida audiência com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, resultando numa reunião técnica com todos os Secretários do MCTI, coordenada pela Secretária Executiva Emília Ribeiro Curi. O Reitor da UFSB reafirmou a disposição e entusiasmo desta Universidade em aceitar o desafio de sediar a Reunião Anual da SBPC neste delicado momento político, a fim de contribuir para uma agenda positiva no contexto científico e tecnológico. Nesse sentido, apresentou o modelo da UFSB como orgânico ao desenvolvimento da pesquisa nacional, convergente com a programação da SBPC, cujo tema central (por nós proposto) é SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIAS PARA A INTEGRAÇÃO SOCIAL. Também foi apresentada a estrutura do Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, localizado no Campus Sosígenes Costa em Porto Seguro, e a programação dos eventos correlatos sob responsabilidade de nossa comunidade acadêmica – SBPC Jovem, SBPC Indígena, SBPC Artes, SBPC Educação.

O MEC aprovou a liberação integral de 7,9 milhões de reais, nas rubricas de serviços e custeio, além de posicionar a autorização para realização de concursos na principal prioridade das negociações junto ao MPOG. Os recursos serão destinados a reformas de salas de uso específico, requalificação de instalações, implantação de sistemas de iluminação, climatização, tratamento de esgoto, eficiência energética, locação de bens, pagamento de serviços com segurança, limpeza, manutenção, aluguel de toldos, equipamentos para projeção, dentre outras necessidades. Além disso, aprovou-se a liberação de 800 mil reais destinados à construção de uma Oca para a SBPC Indígena, construída com madeira certificada e usando tecnologias tradicionais, que será incorporada ao complexo do Campus Sosígenes Costa. O MCTI aprovou apoiar diretamente a SBPC na realização da ExpoTec, além de custear a instalação de equipamentos de conectividade e rede digital de alta velocidade (10 Gigabits) durante o evento.

A organização da Reunião da SBPC em Porto Seguro será conduzida por um consórcio de universidades públicas da Bahia. Para a UFSB, a realização deste evento em seu campus traduz mais uma estratégia de captação de recursos e apoio à consolidação de suas atividades, a despeito do cenário nacional restritivo, cumprindo papel de certa forma equivalente à adesão ao Programa Mais Médicos no exercício de 2015. A confirmação dos apoios solicitados praticamente duplica nossa dotação orçamentária anual de custeio e viabilizará a conclusão de obras de reforma e requalificação de instalações, além da aquisição de equipamentos que serão incorporados ao patrimônio de nossa Universidade. Sobretudo, permitirá a plena participação de docentes, servidores, pesquisadores e estudantes engajados nas equipes docentes que lograrem integrar seus respectivos planos de ensino-aprendizagem às atividades do principal evento científico do Hemisfério Sul, tão relevante para a história recente da democracia brasileira.

Itabuna, 7 de abril de 2016

Reitoria da UFSB