FOTO 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

REITORIA

COMUNICADO nº 03/2016

À Comunidade Acadêmica da UFSB:

Os membros dirigentes da Reitoria e os Decanos das Unidades Universitárias, reunidos em Porto Seguro, em 28/3/2016, em função da gravidade do cenário político nacional, vêm comunicar aos docentes, estudantes e técnicos administrativos:

1.      A equipe dirigente da Universidade se encontra em Estado Permanente de Alerta, atenta aos desdobramentos do cenário nacional que potencialmente ameaçam as políticas públicas de educação superior, e manifesta-se firmemente em defesa do modelo e projeto político-pedagógico da UFSB.

2.      A Reitoria e os Decanos estão empenhados em dar encaminhamento urgente às demandas de ordem acadêmica, administrativa, profissional e de interesses legítimos da comunidade acadêmica, e, para isto, priorizarão a solução imediata de problemas que dificultam o funcionamento harmônico da Instituição.

3.      A fim de garantir sua autonomia frente aos órgãos públicos federais, avançar nos processos de institucionalização da Universidade e assim protegê-la das ameaças políticas à sua consolidação, a equipe dirigente da UFSB pretende de imediato propor ao CONSUNI a regulamentação do processo de escolha de dirigentes (decanos, reitor e vice-reitor) pelos atores que a compõe como instituição pública, mediante uma agenda organizada de consultas à comunidade a fim de completar esse processo no menor prazo possível.

Neste momento complexo e delicado por que passa o país, convocamos todos os membros da comunidade acadêmica a permanecermos unidos em defesa da UFSB e do seu projeto, abraçando uma agenda política que de fato represente o interesse de todos/as que compõem a instituição e da sociedade do território que nos abriga.

Itabuna-Bahia, 29 de março de 2016

Reitoria da UFSB