195A4416

Alunos da UFSB vão à Santa Casa para realizarem doação de sangue

4 de março de 2016   //   Por:   //   Sem categoria

A Santa Casa de Misericórdia recebeu alunos da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) que tinham uma missão muito nobre: doar sangue. Organizados pelos estudantes Karyna Alcantra e Leôncio Pereira, mais de 20 alunos se deslocaram da UFSB até a Santa Casa para realizarem a doação nessa quinta-feira (03/03). A Universidade disponibilizou o transporte até o local e os professores deram o aval para a ausência dos estudantes doadores.

O coordenador do serviço de captação de doadores, Adelson Bispo, disse que o município de Itabuna atravessa uma fase muito crítica, principalmente por dois fatores: houve uma baixa de doação, devido ao surto de Dengue, Zika e Chikungunya e, consequentemente, com mais pessoas infectadas pelo mosquito, maior a necessidade da utilização do sangue já estocado. Adelson informou também que já existem casos confirmados de dengue hemorrágica, o que pode complicar ainda mais a situação e faz um apelo a todos os que puderem doar, fazerem esse gesto de solidariedade.

Para ser doador, você precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos de idade ou ser maior de 16 e ir acompanhado, levar RG ou documento com foto, pesar mais de 50 kg, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6 horas e não ter comportamento de risco, além de outros requisitos essenciais que podem ser encontrados em sites como o do Governo: http://www.brasil.gov.br/saude/2014/11/confira-requisitos-basicos-para-doar-sangue