Governador e Naomar Almeida

Rui Costa visita a UFSB e inaugura novas instalações

10 de novembro de 2015   //   Por:   //   Notícias

O governador Rui Costa esteve presente na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), nessa segunda-feira (09/11), para inaugurar o Auditório e os Pavilhões de Aula e Administrativo do Campus Jorge Amado, em Itabuna (Bahia). Também estiveram na solenidade, diversos deputados e reitores de outras instituições.

O estudante Tarcísio Borges iniciou a celebração com voz e violão. Logo após, o reitor Naomar Almeida fez a apresentação das novas instalações: construção de 12 salas de aula, uma biblioteca, 12 salas administrativas, reforma de sanitários, atendimento aos critérios de acessibilidade, via de acesso à UFSB com guarita, cercamento do campus e reforma do auditório.Abordou ainda sobre o projeto do corredor Científico/Tecnológico na estrada de Ilhéus e Itabuna que passaria a englobar a UFSB, CEPLAC, UESC, SENAI, IFBA e o Parque Tecnológico.

Sendo um dos parceiros fundamentais para a implantação da universidade na CEPLAC, Juvenal Maynart foi homenageado pelo grande auxílio prestado à UFSB. Naomar Almeida ressaltou também a importância da ajuda dos reitores da UFRB e da UESC, além da AMURC nesse processo inicial.

O reitor ponderou sobre a suspensão de concursos para o próximo ano, que será extremamente prejudicial para a UFSB, tendo em vista que a universidade ainda está em processo de implantação e solicitou aos deputados presentes a exclusão da universidade nesse processo. Ponto que foi defendido também por Rui Costa, que apoiou a causa.

O Governador falou ainda sobre o projeto de desenvolvimento econômico da região. Salientou que mais de 80% da receita do estado estão resumidos a uma pequena área da Bahia e que o objetivo do seu governo é equilibrar essa balança, com distribuição mais igualitária. O governador parabenizou a UFSB por seu modelo pedagógico singular, não só na Bahia, mas também no Brasil.

Para outros campi, também estão previstas visitas próximas do Governador: em Porto Seguro, haverá inauguração, em dezembro, do campus Sosígenes Costa, que foi reformado para atender melhor à comunidade. Já em Teixeira de Freitas, haverá o compartilhamento de uma área para a construção do campus Paulo Freire.