SITE

NOTA OFICIAL

8 de novembro de 2015   //   Por:   //   Notícia

Com relação ao assalto à mão armada ocorrido no ponto de ônibus em frente ao Campus Jorge Amado, no dia 5/11/2015, que teve como vítimas membros da comunidade da UFSB, a Reitoria da Universidade comunica as seguintes providências:

a) Desde a abertura de atividades docentes em Setembro de 2014, vários contatos foram realizados junto às autoridades locais, em todos os campi, com vistas a discutir e implementar medidas para facilitar o acesso e aumentar a segurança dos estudantes e servidores da UFSB. Nesse sentido, foram encaminhadas correspondências aos órgãos públicos reguladores do transporte coletivo nos municípios-sede e às autoridades dos setores de segurança pública.

b) O Conselho de Gestão da UFSB, desde o começo deste ano letivo, iniciou um processo de discussão de estratégias para aumentar a segurança da comunidade universitária. Nesse sentido, foram encaminhadas várias medidas, a exemplo da construção de via de acesso exclusiva, cercamento e guarita no Campus Jorge Amado, bem como identificação para acesso aos campi e implantação de segurança eletrônica nas instalações da Universidade.

c) Na primeira quinzena de outubro próximo passado, através de ofício assinado pela Administração do Campus, solicitamos policiamento para as vias de acesso ao Campus Jorge Amado, concentrado nos horários de maior movimento de estudantes e servidores.

d) Imediatamente após o lamentável incidente, foi feito contato com o Comando da Polícia Militar sediado em Itabuna, que de pronto atendeu nossa solicitação de reforço do policiamento, caracterizada pela permanência de policiais motorizados nas proximidades do ponto de ônibus em frente à entrada do campus, nos horários de maior movimento.

e) Por solicitação da Reitoria, a Policia Militar representada pelo Major Danilo Riccio e pelo Capitão Marcos Aurélio (responsável pela segurança na área de Ferradas e imediações) reuniu-se, na sexta-feira passada, com membros da equipe de gestão e da representação estudantil da UFSB, onde se acordou que haverá policiamento nos horários de pico, início da noite até a saída dos alunos no final do turno noturno. Além disso, serão realizadas reuniões com participação da Policia Rodoviária Federal, da Polícia Civil e da Prefeitura Municipal visando futuras ações conjuntas com o objetivo de melhorar transporte, iluminação e segurança.

f) Apesar de se tratar de ocorrência fora de sua área de circunscrição, nas imediações do campus, a Reitoria reafirma sua disposição em colaborar nas providências necessárias ao registro, acompanhamento e desejável recuperação dos bens roubados no incidente, bem como no apoio institucional às pessoas afetadas pelo citado episódio de violência e criminalidade.

g) A  Reitoria da UFSB se compromete a agilizar a implementação das medidas planejadas e aprovadas pelos seus órgãos de planejamento e gestão, ao tempo em que deve monitorar o bom cumprimento daquelas já implementadas.

h) Além disso, pretende convocar as instâncias representativas dos seus organismos e segmentos para discutir, planejar e realizar ações suplementares consideradas necessárias para aumentar a segurança pública nas áreas sob sua jurisdição, sem prejuízo para as liberdades constitucionais e a qualidade de vida e trabalho no campus universitário.

Finalmente, considerando que o lamentável episódio se revela como sintoma de uma conjuntura social de exclusão, intolerância e violência, a Reitoria da UFSB convoca a todos os membros da comunidade universitária a se engajar aos movimentos e iniciativas do Estado e da sociedade civil que visam à construção de uma cultura de paz, solidariedade e justiça.

Itabuna, 08 de novembro de 2015