SITE

UFSB realizará Programa de Formação Docente no Campo da Saúde em Teixeira de Freitas

9 de outubro de 2015   //   Por:   //   Notícia

Nos dias 14 a 16 de outubro, o Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas) realizará o Programa de Formação Docente no Campo da Saúde: Seminário-Oficina de Aprimoramento do PPC do BI-Saúde.

O objetivo do Programa de Formação é apresentar e discutir questões conceituais referentes aos eixos curriculares do BI-Saúde, aspectos pedagógicos e metodológicos da formação em Saúde, revisar estrutura e conteúdo de componentes curriculares e validar versão final do Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

As inscrições serão realizadas no dia da abertura (14/10) e na quinta-feira (15/10) de manhã. As conferências serão abertas ao público em geral, principalmente para professores, estudantes, profissionais e gestores da Saúde. 

Na abertura, o evento contará com conferências e debates sobre Novos Modelos de Formação Médica no Século XXI, com Robert Janett, da Havard Medical School. Na quinta (15/10), os palestrantes, dentre eles, Naomar Almeida, debaterão sobre diversos temas, como a “Teoria Ecossistêmica da Saúde” e “Determinação Social da Saúde-Doença-Cuidado”. À tarde, serão formados grupos de trabalho.

Na sexta-feira (16/10), ocorrerão mais palestras e debates. No período da tarde, haverá a solenidade de assinatura do COAPES-Sul da Bahia. O COAPES é o Contrato de Ação Pública Ensino-Saúde que está previsto na lei do Mais Médicos e irá regular a formação ensino saúde-comunidade no âmbito do curso de saúde e Medicina. A UFSB assinará o primeiro Contrato do Brasil nesta modalidade para a Região Sul e Extremo Sul da Bahia. O documento irá articular a universidade diretamente com o SUS nos municípios onde estão localizados os campi (Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas).

O encerramento será no sábado (17/10) com a Plenária Final, onde serão divulgados os resultados dos trabalhos das oficinas, apreciação dos PPCs e Planos de Curso.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA