EMPRESÁRIOS

UFSB dialoga com empresários da região

10 de setembro de 2015   //   Por:   //   Notícia

Buscando estreitar laços com empresários da região onde a Universidade Federal do Sul da Bahia atua direta ou indiretamente, o reitor Naomar Almeida convidou, nesta quinta-feira (10/09), representantes empresariais para apresentá-los ao Conselho Estratégico e ao Fórum Social da UFSB.

Para começar o espaço de diálogo, o reitor falou brevemente sobre o início da universidade. Explicou que, para iniciarem suas atividades de forma plena, as instituições estabelecem sequências, que seriam etapas a serem concluídas uma após a outra. De forma diferenciada, a UFSB trabalhou de forma paralela em todas as suas atividades, com o máximo possível de eficiência. Dessa forma, conseguiu avançar bastante em pouco tempo de funcionamento.

Para continuar sua trajetória de forma eficaz, a UFSB tem como um de seus princípios básicos, a união entre os segmentos, de forma a auxiliarem na construção do papel da universidade na região. Por isso, quanto maior a participação dos atores sociais, maior será a diversificação e inclusão de todos os setores nesse processo.

Elucidando algumas dúvidas do segmento empresarial, o pró-reitor de Sustentabilidade e Integração Social, Joel Pereira, explicou sobre o Fórum Social e apresentou as questões levantadas pelas organizações patronais do campo/urbanas nos três encontros regionais. Houve o convite para que os empresários presentes comparecessem também ao Fórum Geral, que acontecerá nos dias 16 a 18 de setembro em Porto Seguro.

Em contrapartida, os empresários falaram da importância em destruir a barreira entre o mundo acadêmico e o mundo empresarial, acabando com as ilhas e construindo diálogo com a população e a universidade de forma coordenada.

Como proposta para o avanço desse diálogo, Naomar Almeida sugeriu a realização de mais encontros com os empresários para ajustar as demandas e avançar na construção dessa agenda comum.

Empresários presentes:
Newton Isozaki (ACI), Paulo Peixinho (ACI), Ronaldo Abude (ACI), Sérgio Velanes (CDL), Selma Velanes (CDL), José Vieira (SINDICOM); Jorge Braga (CDL), Eduardo Carqueija (SINDICOM), Élio Filho (MESB), Luiz Mendonça (MESB), Gilmária Brito (MESB), Edimar Margotto (ADASB), José Araújo (Fórum Empresarial), Ronney Wense (ACI), Givaldo Sobrinho (MESB), Viviane Farias (ACI),

Empresários que participaram via webconferência:
Geovson Magno (Associação dos Comerciários de Porto Seguro), Wilson Spagnol (Associação Brasileira de Indústria Hoteleira), Sérgio Alípio (Veracel).