Assinatura Branca UFSB Selo RGB

UFSB é a primeira universidade do Norte/Nordeste a realizar compra direta de passagens aéreas

17 de agosto de 2015   //   Por:   //   Notícia

A Universidade Federal do Sul da Bahia tornou-se a primeira universidade do Norte/Nordeste, e umas das primeiras do Brasil, a realizar compras diretas para passagens aéreas. Isso significa que a UFSB agora pode realizar compras de passagens sem a necessidade de uma intermediação com agências de viagens.

No modelo antigo, a UFSB se direcionava a uma agência de viagens, onde um orçamento era realizado. Agora, a universidade pode realizar a compra em um sistema de busca junto às companhias aéreas, o que faz com que aumente a competição entre as empresas e haja uma economia para a instituição.

O Secretário Executivo do Ministério do Planejamento, Dyogo Oliveira, explica que o novo método proporciona uma redução significativa para a administração pública: “O que nós observamos com essa mudança, é uma redução substancial dos preços que o Governo Federal paga nas passagens. Em média, uma redução de 30%. Mas, em alguns casos, essa redução é muito mais substancial”.

O Ministério tem a expectativa de que essa mudança ocasione uma economia de R$ 132 milhões, levando em conta os gastos com passagens aéreas em 2014 e os ganhos alcançados até o momento com o projeto desenvolvido pelo Ministério do Planejamento. Além da economia, a compra direta reduz as burocracias e torna mais ágil a fiscalização dos recursos.