5-print

UFSB dialogará com a Sociedade em seu I Fórum Social

16 de julho de 2015   //   Por:   //   Notícia

O I Fórum Social da UFSB será um espaço de diálogo entre a sociedade e a Universidade no intuito de fortalecer e criar parcerias com os mais variados segmentos, dando voz aos que foram excluídos do meio. Um exemplo disso, é Maria Aparecida dos Santos (Tidinha), representante dos Quilombolas. Ela acredita que o Fórum é uma maneira do seu segmento encontrar o reconhecimento da sociedade e buscar “tudo aquilo que nos foi negado no passado, principalmente respeito e dignidade”, afirma ela.

Joelson Ferreira, representante MST, também fala sobre a importância da participação no Fórum: “Os Movimentos Sociais acreditam que através dessa participação e desse diálogo podem tanto ter oportunidade de resgatar uma dívida histórica que as Instituições de ensino do meio acadêmico renegaram aos Indígenas, aos Quilombolas, aos Sem-Terra, aos Pequenos Produtores: o direito à inclusão e o direito de fazer parte da sociedade acadêmica”.

O Fórum Social será dividido em duas etapas: três Encontros Regionais preparatórios, em Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro, e o Encontro Geral em Porto Seguro, no mês de setembro. O Encontro Regional de Itabuna ocorrerá nos dias 24 e 25 de julho, em novo local: Colégio Josué Brandão, no bairro Santo Antônio; o de Teixeira de Freitas, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, na Apoio – Centro de Aperfeiçoamento Profissional; e o de Porto Seguro, nos dias 7 e 8 de agosto no próprio Campus (Centro de Convenções).

Para participar das oficinas e mesas de diálogo, é necessário fazer a inscrição que se encerra dia 22/07 (quarta-feira). Os assuntos debatidos girarão em torno dos temas: Universidade e Sociedade: diversidade, inclusão e equidade; e Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade: água, Mata Atlântica e empreendimentos de impacto.

Dentro do próprio Fórum Social, haverá também audiências públicas que debaterão sobre os cursos de 2º e 3º ciclo que a universidade poderá ofertar a partir de 2016. A UFSB possui o modelo pedagógico com divisão em 3 ciclos: 1º Ciclo – Bacharelados ou Licenciaturas Interdisciplinares; 2º Ciclo – Cursos de Formação Profissional; 3º Ciclo – Pós-Graduação. Também serão discutidos sobre o Nome Social na UFSB, o projeto arquitetônico e urbanístico do campus Jorge Amado e Programa Interdisciplinar de Formação de Professores para a Educação Básica.

A presença da sociedade será de extrema importância para a UFSB que pretende apresentar a universidade para a população e ouvir suas dúvidas e sugestões. Mais informações, programação completa e inscrições poderão ser encontradas aqui no site: http://www.ufsb.edu.br/?page_id=1490 , ou através do telefone (73) 3613-6295, com Maristela Aragão.