Assinatura Azul UFSB Selo RGB

UFSB cria coordenação para auxiliar pesquisadores a desenvolverem seus projetos

27 de julho de 2015   //   Por:   //   Notícias

Visando o fomento às pesquisas, a Universidade Federal do Sul da Bahia agora conta com uma Coordenação que tem como tarefa auxiliar o pesquisador no desenvolvimento de seus projetos de maneira mais efetiva e menos burocrática. Para isso, pegou como base um modelo implantado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Em 2010, essa Fundação criou um programa que passou a oferecer treinamento para equipes de funcionários de universidades e instituições de pesquisa. O objetivo era reduzir o tempo gasto pelos pesquisadores na administração burocrática, permitindo que se tivessem mais tempo para o desenvolvimento do projeto.

Desde o seu começo, mais de 110 equipes já receberam a capacitação e, pelo menos, 24 delas organizaram Escritórios de Apoio Institucional ao Pesquisador que foram além e passaram também a oferecer novos serviços, demonstrando o sucesso da iniciativa.

O pró-reitor de Planejamento e Administração da UFSB, Francisco Mesquita, afirma que o programa da FAPESP “Serviu como referência para implantação da ‘Coordenação de Projetos e Convênios’ da UFSB, cujo objetivo é apoiar os pesquisadores durante o desenvolvimento dos seus projetos de pesquisa, desde da solicitação até a prestação de contas final, permitindo que se concentrem em sua atividade principal, que é a produção do conhecimento”.