I FÓRUM SOCIAL 13

Respeito e diálogo reinaram entre os segmentos sociais e a UFSB

27 de julho de 2015   //   Por:   //   Notícias

Com mais de 800 inscritos, o Encontro Regional de Itabuna do I Fórum Social da UFSB foi mais que um sucesso de público: foi um espaço de debate, diálogo e, acima de tudo, respeito. O local contou com a presença de diversos segmentos da sociedade, dentre eles, prefeitos, índios, representantes dos sem-terra, organizações religiosas, empresários e estudantes.

A sexta-feira (24/07) foi marcada por uma mesa redonda falando sobre Universidade e Sociedade em Diálogo: diversidades, inclusão e equidade. Em uma de suas falas, o reitor Naomar Almeida disse que a UFSB: “Quer se constituir como uma Instituição de conhecimento organizadamente incorporada aos processos sociais e políticos desse território”, demonstrando o interesse da universidade em fazer parte da sociedade e do desenvolvimento regional.

À tarde, foram realizadas oficinas, rodas de diálogo e atividades auto-gestionadas dos segmentos sociais que puderam se reunir em grupos e eleger seus principais pontos de reivindicação e apresentá-los a todos os presentes. Depois, foram realizadas audiências públicas sobre os cursos de 2º e 3º ciclos, adoção do nome social na UFSB, projeto arquitetônico e urbanístico do campus Jorge Amado e programa interdisciplinar de formação de professores na área da educação básica. Todas as atividades contaram com a intérprete de libras Helen Oliveira, que auxiliou alguns participantes.

No dia 25/07 (sábado), o dia foi iniciado com conferências-diálogos, divididos em dois auditórios: um com o tema “Desenvolvimento regional e sustentabilidade: águas, Mata Atlântica e empreendedorismo de impacto; e o segundo, com a temática “Rios: saneamento e gestão de bacias hidrográficas”. Foram convidados para participar deste momento, representantes de diversas áreas e diferentes pontos de vista para um debate com o público sobre os temas propostos. À tarde, houve a continuação das oficias , exibição de filmes e roda de conversa.

Agora, a UFSB conta com a participação da população para as próximas etapas que serão realizadas em Teixeira de Freitas, dias 31 de julho e 1º de agosto, na Apoio – Centro de Aperfeiçoamento Profissional; e em Porto Seguro nos dias 07 e 08 de agosto no Centro de Convenções.

Mais informações e inscrições podem ser feitas no site da Universidade:www.ufsb.edu.br